Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, localizada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, conquistaram o primeiro lugar na etapa nacional da 2ª edição do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae. O prêmio foi concedido ao projeto Chama Violeta, desenvolvido pelo Coletivo Luísa Marques, formado por alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
A premiação ocorreu na quinta-feira (28), em São Paulo. Os vencedores receberam notebooks e uma viagem para Portugal, onde participarão de um evento internacional de inovação em fevereiro de 2025.
Iniciativa contra violência sexual
O projeto premiado apresentou a criação de uma EdTech, intitulada Lute Como Uma Guria, uma plataforma educativa com cursos assíncronos voltados a professores e famílias, com foco na conscientização e combate à violência sexual. A iniciativa também incluiu uma sacola pedagógica com um livro escrito pelos próprios estudantes, que busca encorajar crianças a denunciarem abusos.
“Nosso bairro enfrenta casos de violência sexual contra crianças e meninas, e esse assunto não era discutido na escola”, explica a professora orientadora do projeto, Maria Gabriela Pires de Souza.
O Chama Violeta é executado na escola há cinco anos, impactando mais de mil estudantes anualmente.
Reconhecimento e impacto
O secretário municipal de Educação, Maurício Cunha, destacou o papel do coletivo no enfrentamento de problemas locais. “O Coletivo Luísa Marques, com apoio de professores, da comunidade escolar e das famílias, é um orgulho para a rede municipal, promovendo ações que impactam diretamente a realidade do território”, afirmou.
O coletivo é composto por 21 estudantes e foi representado na cerimônia pelos alunos Joana Dorneles de Souza, Sara Rodrigues e Andryo Rodrigues, além da professora orientadora.
Sobre a competição
O Desafio Liga Jovem busca estimular competências empreendedoras em estudantes de todo o país. A competição, realizada com apoio do Instituto Ideias de Futuro, incentiva alunos e professores a desenvolverem projetos que proponham soluções para problemas em suas escolas ou comunidades.