Em busca de mais três pontos na Copa Sul-Americana, o Grêmio recebe o Atlético Grau nesta terça-feira, às 19h, na Arena, pela segunda rodada do Grupo D. O jogo será transmitido pela ESPN e Disney+, e o Tricolor entra em campo com a missão de embalar na competição continental após estrear com vitória fora de casa sobre o Sportivo Luqueño, no Paraguai.
Apesar do bom começo na Sul-Americana, o técnico Gustavo Quinteros vive um momento de cobrança. A derrota para o Ceará por 2 a 0 pelo Brasileirão acendeu o alerta nos bastidores e aumentou a pressão sobre o comandante, que busca uma atuação convincente diante da torcida gremista.
O adversário da vez não vive um bom momento. O Atlético Grau, nono colocado no Campeonato Peruano, perdeu em casa para o Godoy Cruz na estreia continental e não vence há três jogos — o mais recente deles foi um empate por 1 a 1 com o Cienciano no sábado passado.
A expectativa é de que o Grêmio adote uma postura mais agressiva, com mudanças no setor ofensivo. João Pedro e Cristaldo devem começar jogando, enquanto o centroavante Braithwaite e o atacante Cristian Olivera retornam ao time após ficarem fora da última partida.
Por outro lado, Amuzu está fora da lista de relacionados, cumprindo protocolo de concussão da FIFA após um choque de cabeça no duelo contra o Ceará. Com isso, Quinteros estuda diferentes alternativas para compor o setor ofensivo: Edenilson pode atuar mais adiantado, ou o técnico pode optar por Aravena, Pavon — que ainda busca afirmação — ou Monsalve, que já desempenhou a função pelo lado esquerdo.
A escalação provável do Grêmio tem: Tiago Volpi; João Pedro, Jemerson, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Villasanti, Edenilson, Cristian Olivera, Aravena (ou Camilo, Pavon ou Monsalve) e Cristaldo; Braithwaite.