
Nas cinco maiores cidades do Rio Grande do Sul, os eleitores escolherão os novos prefeitos no próximo domingo (27). O horário de votação será das 8h às 17h, pelo horário de Brasília (DF).
De acordo com o TSE, a apresentação do título eleitoral no dia da votação não é obrigatória. Assim, alguns documentos que contêm fotografia podem ser usados para que a eleitora ou o eleitor se identifique no dia da eleição e vote com tranquilidade e segurança. Confira:
✔ carteira de identidade (RG) ou identidade social (no caso de pessoas trans ou travestis);
✔ passaporte;
✔ certificado de reservista;
✔ Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
✔ carteira de trabalho ou carteira de categoria profissional reconhecida por lei; e
✔ aplicativo e-Título.
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) realocou seções eleitorais em 161 municípios, afetando 368 locais de votação e impactando 273.086 eleitores. A mudança foi motivada por diversas razões, incluindo as enchentes ocorridas em maio, com Canoas e Porto Alegre sendo as cidades mais afetadas.
O tribunal já notificou os eleitores sobre essas alterações desde setembro e recomenda que verifiquem seus locais de votação com antecedência. “É importante que o eleitor confira sua seção e local de votação e não deixe para fazer isso no dia do pleito”, alertou o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes. As seções alteradas podem ser consultadas no site do tribunal, com as mudanças devido às enchentes destacadas em vermelho.
Para facilitar a consulta, os eleitores podem usar o aplicativo e-Título, disponível para download nas versões iOS e Android. O prazo para baixar o app é neste sábado (26). A Justiça Eleitoral recomenda a atualização do aplicativo, já que muitas contas estão desativadas.