Saúde promove ações de conscientização sobre a hanseníase

Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana as atividades do Janeiro Roxo, mês de combate e conscientização da hanseníase. Entre janeiro e fevereiro, 121 unidades de saúde devem receber esquete teatral com o tema. A ação é resultado de parceria do Programa Municipal de Controle de Hanseníase com o Núcleo de Estudos e Práticas em Psicologia e Palhaçaria. Com 15 minutos de duração, o esquete será apresentado em 61 unidades de saúde em janeiro e 60 em fevereiro. As demais 13 unidades de saúde serão contempladas em março. Veja abaixo a programação.

A enfermeira Fabiane Soares do Programa Municipal explica que o objetivo da atividade é quebrar um pouco do estigma da hanseníase através do humor e, sobretudo, do afeto e sensibilidade. “O estigma é resultado da falta de conhecimento da doença, que ocasiona o processo de exclusão, com consequentes danos psicológicos à pessoa, associado ao preconceito e à discriminação constituindo uma barreira para o diagnóstico de novos casos e para a continuidade do tratamento”, enfatiza.

A hanseníase é uma doença infecciosa e transmissível. Ela pode afetar qualquer pessoa, em qualquer faixa etária. Toda suspeita deve ser notificada à vigilância epidemiológica. A doença tem evolução crônica e é curável. O tratamento é oferecido pelo SUS. A hanseníase é causada pela bactéria Mycobacterium leprae e afeta principalmente nervos periféricos, pele e mucosas, podendo ocasionar incapacidades e exclusão social.

No período de 2014 a 2023, a taxa de detecção de casos novos em Porto Alegre permaneceu em parâmetro baixo (inferior a dois casos por 100.000 habitantes). Entretanto, há territórios do município com aumento na taxa de detecção nos últimos anos.

Janeiro Roxo – Além da atividade teatral, cartazes para colocação em ônibus informam a população sobre os principais sinais e sintomas da hanseníase e onde procurar atendimento na suspeição da doença.

Ainda neste mês, será divulgado o Boletim Epidemiológico Hanseníase 2025 com os dados epidemiológicos do município e a apresentação de um caso clínico com diagnóstico, tratamento e acompanhamento realizado na Capital através do cuidado compartilhado entre vigilância, atenção primária e secundária em saúde.

Programação das esquetes teatrais na sexta-feira, 10

9h – US Santo Agostinho – Rua João Paris, 180 – Bairro Sarandi

10h – US Nossa Senhora Aparecida – Beco José Paris, 235 – Bairro Sarandi

11h – US São Borja  -Rua Martim Ferreira de Carvalho, 271 – Bairro Sarandi

14h – US Estrada dos Alpes – Estrada dos Alpes, 671 – Bairro Cascata

15h – US Graciliano Ramos – Rua A, 105, Vila Graciliano Ramos – Bairro Cascata

16h – US Glória  – Avenida Professor Oscar Pereira, 3229 – Bairro Glória

Programação completa de janeiro

Programação completa de fevereiro

 

Patrícia Coelho

Cristiano Vieira

Marcello Guerra

Marcello Guerra

Sou um Santamariense apaixonado por comunicação, buscando espaço na grande capital. Colorado, pai e sonhador, não tenho medo de novos desafios, na verdade, sou movido por eles.