O resultado obtido diante do Botafogo foi de extrema importância para o Grêmio. Além do clube parar o líder do campeonato, mesmo sem Renato, Soteldo e Diego Costa, a combinação de resultados fez com que o final de semana fosse dos sonhos para os gremistas, pois conseguiram abrir vantagem da zona do rebaixamento.
Com uma mudança de postura e a entrada de jogadores como Pepê e Edenílson, o time tricolor fez um grande duelo contra os cariocas. O empate foi, em certo momento, injusto pelo que as duas equipes apresentaram em campo. Mesmo com os problemas grotescos de arbitragem, os gremistas poderiam ter saído com um resultado ainda melhor de Brasília.
A expulsão do Monsalve é algo a ser estudado, tendo em vista que não existe critério algum dentro do futebol brasileiro. Uns são rígidos demais e outros fingem que nem enxergam algo desse sentido. Por bem, a saída dele não prejudicou o espetáculo, mas sim a sequência do Grêmio, pois perde ele para encarar o Fortaleza.
O ponto conquistado foi fundamental para o time tentar se reerguer na competição, tendo em vista que TODOS os adversários, com exceção do Atl. GO, tropeçaram. A pontuação, dentro do brasileirão, foi o menor das conquistas, pois este resultado significa a retomada de confiança e tranquilidade para seguir na competição. Foi um final de semana dos sonhos para Renato e cia, que agora tem uma semana cheia para tentar achar uma estratégia de parar o Fortaleza.