O Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre promove, nesta quarta-feira (25), uma ação em frente à instituição para conscientizar e estimular a doação de órgãos. O evento, que ocorre das 10h às 16h, conta com a presença do 9º Tabelionato da cidade, que estará no local para realizar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos para as pessoas interessadas. Para participar, basta apresentar um documento de identidade.
A iniciativa faz parte da campanha Setembro Verde, que busca sensibilizar a população sobre a importância da doação de órgãos, em alusão ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado no dia 27 de setembro.
Representantes da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HPS estarão disponíveis durante a ação para fornecer informações e esclarecer dúvidas sobre o processo. Eles são os responsáveis pela identificação de potenciais doadores e pelo acompanhamento das famílias durante a entrevista e o suporte no momento da decisão.
Desde 2022, qualquer pessoa pode registrar em cartório, de forma gratuita, sua intenção de ser doador de órgãos. No entanto, a decisão final ainda cabe à família, sendo essencial comunicar aos familiares esse desejo.
Nos primeiros oito meses de 2024, o HPS notificou nove doadores à Central de Transplantes do Rio Grande do Sul, enquanto em 2023 foram registrados 17 doadores. A queda nas doações se deve ao aumento de contraindicações médicas. O hospital já está habilitado a realizar a captação de córneas em pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória, além de outros órgãos.