Na manhã desta quarta-feira (18), o Palácio Piratini foi palco do lançamento da Campanha Nacional de Turismo, uma iniciativa do governo do Estado que busca reposicionar o Rio Grande do Sul como um dos principais destinos turísticos do Brasil. O evento contou com a presença do presidente da Famurs e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, que destacou a importância da campanha para a recuperação do setor turístico, severamente impactado pelas recentes enchentes.
O governador Eduardo Leite, acompanhado pelos secretários de Turismo, Ronaldo Santini, e de Comunicação, Caio Tomazeli, apresentou detalhes da campanha, que inclui uma ampla gama de ações promocionais, como anúncios em aeroportos e inserções em mídias especializadas. O vídeo da campanha, que traz o tema “O Brasil Abraçou o Rio Grande do Sul e Agora Queremos Abraçar o Brasil”, foi um dos destaques do lançamento.
“Após este importante anúncio, todos os 497 municípios gaúchos têm a responsabilidade de colaborar com o Estado na recuperação do nosso turismo. É um momento de agradecer a todos que nos ajudaram e incentivar os turistas a voltarem ao Rio Grande do Sul, que está se reerguendo de braços abertos”, afirmou Arruda.
O aporte de R$ 30 milhões visa promover a resiliência, segurança e atratividade do Estado, ressaltando suas belezas naturais, cultura e gastronomia. “Estamos investindo pesado para atrair turistas e ajudar o RS a se desenvolver através do turismo”, explicou o governador Leite.
A Campanha Nacional de Turismo é parte do Plano Rio Grande, que se estrutura em três eixos de ação para enfrentar os efeitos das enchentes: medidas emergenciais, ações de reconstrução e um futuro promissor para o estado. Santini, por sua vez, enfatizou o desejo de acolher os visitantes: “Queremos ‘tchê abraçar’ e ‘tchê acolher para ‘tchê agradecer’. Venham para cá!”