O governo do Rio Grande do Sul iniciou o monitoramento meteorológico em Porto Alegre e na Região Metropolitana com um radar instalado no Morro da Polícia. O equipamento, que começou a operar em 8 de agosto de 2024, foi contratado pela Defesa Civil estadual por meio da Casa Militar, com um investimento de R$ 25,94 milhões. O radar cobre uma área de 150 quilômetros a partir do local de instalação, melhorando a previsão de eventos climáticos severos.
A previsão inicial era de instalar o radar no Morro São João, em Montenegro, que oferecia melhor aproveitamento da tecnologia. No entanto, um incidente comprometeu o acesso ao local, levando à instalação temporária no Morro da Polícia. Mesmo assim, Montenegro ainda é considerada uma alternativa viável pela empresa Climatempo, responsável pela operação do radar.
O equipamento, importado da República Tcheca, usa tecnologia de “nowcasting”, oferecendo previsões em tempo real de eventos climáticos como chuvas intensas, ventos fortes, granizo e tornados, com até uma hora de antecedência. As informações geradas são analisadas pela equipe de monitoramento e, em caso de risco, subsidiam a emissão de alertas pelo Centro de Operações de Proteção e Defesa Civil.
Os alertas meteorológicos serão enviados à população e aos gestores municipais para que possam ser adotadas medidas preventivas. Moradores podem se cadastrar gratuitamente enviando uma mensagem SMS com o CEP para o número 40199, recebendo assim notificações em caso de riscos.