Sábado, 14 de setembro de 2024

Governo gaúcho discute soluções contra enchentes com embaixador dos Países Baixos

Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom

Na manhã desta terça-feira (20), o governador Eduardo Leite e o embaixador do Reino dos Países Baixos, André Driessen, abriram a Conferência de Cocriação e Compartilhamento de Conhecimento Brasil – Países Baixos. O evento, que ocorre no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) até quinta-feira (22), busca encontrar soluções para o enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul, com foco na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Especialistas holandeses estão participando da conferência para compartilhar práticas e técnicas sobre a prevenção e mitigação de desastres naturais. Um dos principais temas é o programa “room for the river” (espaço para o rio), que visa reduzir o risco de inundações.

O governador Leite destacou que a cooperação com os Países Baixos é essencial para a melhoria dos sistemas de proteção contra cheias no estado. “Essa parceria é fundamental para a criação de um sistema robusto de proteção e resiliência. Estamos ajustando nossos sistemas e desenvolvendo novos projetos em colaboração com técnicos holandeses”, afirmou Leite.

Além das estratégias de prevenção, a conferência também discutirá monitoramento e sistemas de alerta, governança e financiamento, com o objetivo de elaborar recomendações práticas para o fortalecimento do sistema de proteção.

O evento é parte do Plano Rio Grande, que visa a reconstrução e resiliência climática no estado. O plano é dividido em três eixos: Emergencial, Reconstrução e Rio Grande do Sul do Futuro, sendo o projeto de contenção de cheias do Delta Metropolitano um dos focos principais.

A conferência é uma iniciativa conjunta entre o governo estadual, a Embaixada dos Países Baixos no Brasil, a Prefeitura de Porto Alegre, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a UFRGS.