Renato Portaluppi pode ser considerado marrento, soberbo ou até mesmo arrogante. Entretanto, temos que dar o braço a torcer várias vezes pelos méritos que o mesmo já conquistou dentro do clube. Este ano, em várias coletivas o treinador deixou muito claro que o Grêmio sairia da zona de rebaixamento de uma maneira fácil. A gente sabe que fácil não foi, mas os reforços deram uma esperança para o torcedor e peças para que Renato pudesse organizar o time de uma forma diferente e correr atrás dos pontos.
A vitória diante do Atlhetico Paranaense prova que o grupo de jogadores ficou mais forte e competitivo, o banco de reservas ficou mais recheado e com diferentes opções de montagem de time. A formatação contra o furacão pode não ter sido a mais adequada ou a melhor, mas foi a que deu resultado. Um time com capacidade de marcar e escapar nos contra-ataques, gerando criação de jogadas com Monsalve e escapes de Gustavinho.
OS três pontos chegam num momento importante da temporada, tendo em vista que o time se afastou da zona de rebaixamento, mesmo estando com jogos atrasados, e gerou uma autoestima mais elevada para encarar o Corinthians, no meio da semana, pela Copa do Brasil. Renato e os pares diretivos sabem da importância de chegar com a cabeça boa e com confiança para este jogo, sabendo das dificuldades dentro e fora de campo.
Agora, cabe somente ao Grêmio e seu grupo de jogadores conseguirem dar a felicidade e corresponder aquilo que o torcedor sempre cobrou nesta temporada: um time competitivo e que brigasse por títulos.