O Departamento Municipal de Habitação (Demhab) começou, na noite desta segunda-feira (22), a inclusão dos primeiros laudos de moradias atingidas pela enchente no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Até o momento, 43 laudos foram cadastrados no sistema. Esses laudos foram realizados por equipes técnicas da prefeitura em trabalho de campo nas regiões do Sarandi, Humaitá, Vila Farrapos e Loteamento Pampa.
Após a inclusão no S2ID, os laudos serão analisados pela Defesa Civil Nacional e, se aprovados, encaminhados para a Secretaria Nacional de Habitação para a avaliação das condições dos beneficiários.
Uma parceria com o Governo do Estado possibilitou que 3.562 vistorias fossem realizadas, por meio de um convênio com a Universidade do Vale do Taquari (Univates), nas regiões do Lami, Ilhas, Beira do Rio e Vila Liberdade. As visitas foram acompanhadas por agentes comunitários do Demhab, e a previsão é que os laudos sejam entregues na próxima semana.
Essa colaboração busca agilizar o processo de avaliação e garantir que as moradias afetadas recebam a devida atenção e suporte necessário para a recuperação após a enchente.