Sexta-feira, 19 de julho de 2024

Porto Alegre amplia vagas para abrigar pessoas em situação de rua devido ao frio intenso

Foto: PMPA/Divulgação

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou a ampliação das vagas para abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social durante o período de frio intenso que atinge a cidade. Desde o início da semana, além das vagas regulares, foram disponibilizadas vagas extras para pernoite.

Atualmente, a cidade oferece 272 vagas permanentes em três albergues, abertos diariamente das 19h às 7h. Nos últimos dias, aproximadamente 200 dessas vagas foram ocupadas a cada noite. Além disso, em média, 30 pessoas buscaram refúgio no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), aberto temporariamente para atender à demanda crescente devido às baixas temperaturas.

Os abrigos proporcionam hospedagem noturna com dormitórios, cuidados de higiene e alimentação, além de encaminhamentos para a rede de saúde, quando necessário. Tanto mulheres quanto homens podem acessar os albergues diretamente e de forma espontânea. O ginásio, por sua vez, é destinado exclusivamente a homens, e o ingresso é realizado através da Ronda Noturna, operada por agentes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Giovani de Oliveira

Giovani de Oliveira

Sou um cara de Porto Alegre! Colorado, acredito no Jornalismo e no Movimento Escoteiro como ferramentas para deixar o mundo um pouco melhor do que eu encontrei. Gosto de fazer entrevistas e tecer comentários aleatórios sobra a vida, o universo e tudo mais.