Sábado, 20 de julho de 2024

Câmara de Porto Alegre aprova financiamento para a construção de novo Hospital Presidente Vargas

Novo Hospital ficará na Avenida Érico Veríssimo.

A Câmara de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira (24), o projeto de lei que autoriza o município a buscar R$ 300 milhões em crédito junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O valor será destinado à construção do novo Hospital Materno Infantil Presidente Vargas.

A proposta projeta um aumento significativo na complexidade da estrutura, com uma ampliação de 97%, segundo a Prefeitura da Capital. O novo hospital ficará na avenida Erico Verissimo, 100. De acordo com a prefeitura, o endereço foi escolhido por já possuir uma infraestrutura viária completa e fácil acesso às principais vias da cidade.

A estrutura terá 216 leitos, 28 a mais do que atualmente. O projeto incluía ainda a instalação de uma rede de apoio ao diagnóstico com duas portas de entrada. Ainda conforme a Prefeitura, o mobiliário e os equipamentos serão novos e o atendimento será exclusivo pelo Sistema Único de Saúde.

Para o titular da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, a aprovação do financiamento vai possibilitar um ganho substancial para a população. “O novo hospital é um marco na evolução dos serviços de saúde da região, promovendo modernização, qualidade e compromisso inegáveis com o bem-estar da população”, lembra.

Com um investimento previsto de R$ 605 milhões, o projeto visa também aumentar a eficiência e reduzir os custos de manutenção predial corretiva com as novas instalações. Além disso, proporcionará melhores condições de trabalho para os servidores, refletindo diretamente na qualidade do atendimento aos usuários do hospital.

“Essa parceria é um grande passo para que Porto Alegre tenha um hospital 100% SUS voltado para mulheres, mães e crianças que merecem atendimento de qualidade, em um espaço que será todo equipado, qualificando também o trabalho de toda equipe do hospital”, ressalta a secretária de Parcerias, Ana Pellini.

Giovani de Oliveira

Giovani de Oliveira

Sou um cara de Porto Alegre! Colorado, acredito no Jornalismo e no Movimento Escoteiro como ferramentas para deixar o mundo um pouco melhor do que eu encontrei. Gosto de fazer entrevistas e tecer comentários aleatórios sobra a vida, o universo e tudo mais.