Sábado, 20 de julho de 2024

Concluída a etapa de sondagem para nova ponte sobre o rio Forqueta

Foto: Raphael Nunes/EGR

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) finalizou mais uma fase no processo de construção da nova ponte sobre o Rio Forqueta, na ERS-130, entre Arroio do Meio e Lajeado. Nesta etapa, foram realizadas sondagens do perfil do solo tanto nas margens da rodovia quanto no leito do rio.

Esse trabalho é essencial para definir a estrutura da ponte, pois a coleta de amostras de solo e a análise do perfil geológico do leito do rio permitem a determinação do tipo de fundação e o dimensionamento necessário para a obra.

Segundo o diretor-presidente da EGR, Luís Fernando Vanacôr, os estudos começaram em 5 de junho e, em breve, a empresa deve iniciar a produção das peças pré-moldadas e a preparação das fundações.

“A análise do local, os levantamentos técnicos e a definição dos próximos passos são cruciais para assegurar a qualidade e a segurança da nova infraestrutura. Com essas informações, a EGR poderá definir todas as partes que compõem a ponte, incluindo as peças pré-moldadas, antes de iniciar a fabricação e a construção das fundações”, explicou Vanacôr.

A nova ponte terá 150 metros de extensão e uma altura maior do que a anterior, destruída pela correnteza. O objetivo é garantir mais segurança em eventos meteorológicos futuros. A estrutura contará com duas faixas no pavimento principal e espaço dedicado à passagem de pedestres e ciclistas. O custo da obra está estimado em R$ 14,05 milhões, financiados com recursos provenientes da praça de pedágio da EGR. A previsão é de que a construção seja concluída em seis meses.

A construção da ponte faz parte do Plano Rio Grande, que abrange três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e o Rio Grande do Sul do futuro.