Sábado, 20 de julho de 2024

Chuvas voltam a preocupar moradores de Canoas e Eldorado do Sul

Após uma aguardada semana onde o sol voltou a brilhar no Rio Grande do Sul, o final de semana voltará a trazer chuva em grandes proporções. Segundo o INMET (Instituto Nacional de Metereologia), os gaúchos podem esperar que os acumulados de chuva, entre o fim desta sexta-feira (14) até a quarta-feira (19), variarem entre 80 milímetros e 150 mm no estado gaúcho, podendo superar os 200 mm em determinadas áreas do centro-norte do RS.

Mesmo o aviso de chuvas mais intensas sendo para as cidades da metade norte do estado, nas regiões de Planalto, Missões, Alto Uruguai. Mas as áreas mais afetadas pelas chuvas de maio voltam a emitir alertas para a população que está voltando para casa.

Entre esses municípios, Canoas, que divulgou seu plano de contingência para as chuvas do fim de semana. O prefeito da cidade, Jairo Jorge, solicitou que os moradores de bairros que moram na parte da mancha de inundação da cidade comecem a evacuar as suas casas. Os bairros mencionados são: Mathias Velho, Rio Branco, Fátima e Niterói. Devido à alta quantidade de lixo na cidade, proveniente da limpeza nas casas pós-enchentes, Jairo Jorge solicitou também que a população não deixe os resíduos próximos às bocas de lobo, que podem dificultar ainda mais o escoamento e influenciar alagamentos.

Outra cidade que também está de alerta é Eldorado do Sul, que, desde ontem (13), está com carros de som passando por 5 bairros da cidade, Cidade Verde, Chácara, Vila da Paz, Itaí e Picada, solicitando que os moradores fiquem preparados para evacuação, em caso de chuvas fortes.