Terça-feira, 21 de maio de 2024

Porto Alegre instala hospital de campanha para vítimas das enchentes

Começou ontem (13) a montagem do primeiro hospital de campanha de Porto Alegre para o atendimento aos atingidos pelas enchentes. A estrutura foi instalada no estacionamento da Unidade de Pronto Atendimento Moacyr Scliar, na Zona Norte.

De acordo com a prefeitura, seis médicos, três enfermeiros e oito técnicos vão atuar no local, que será voltado ao atendimento de pacientes com quadros de menor urgência. O serviço funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, com recursos humanos do Grupo Hospitalar Conceição e voluntários da Força Nacional do SUS e capacidade de atender mais de 200 pessoas por dia.

Ainda conforme a administração municipal, outros dois hospitais de campanha estão no radar. Um deles deve servir de apoio ao Pronto Atendimento da Cruzeiro do Sul, que opera com atendimentos acima dos 300% da capacidade.

A outra estrutura, se for confirmada, será construída em uma parceria com a Samaritan’s Purse, organização não governamental dos Estados Unidos, que trouxe ao Brasil um avião de carga trazendo toneladas de suprimentos ao Rio Grande do Sul, de higiene, cobertores e filtros de água.