Terça-feira, 21 de maio de 2024

Lançamento da Fenasoja comemora o centenário do grão no Brasil

Foi lançada nesta segunda-feira (29) a 24ª Feirna Nacional da Soja, no Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Este ano, o evento celebra os 100 anos do plantio da soja comercial no Brasil, que teve início em Santa Rosa. Esta edição está programada para iniciar no dia 17 e terminar no dia 26 de maio.

“A feira tem uma característica de exaltar uma cultura que responde por praticamente um terço do nosso setor agropecuário. Ou seja, a soja é uma alavanca fundamental para o nosso desenvolvimento econômico”, afirmou Leite, durante a cerimônia.

O governador destacou  que há uma expectativa altíssima para a colheita da soja deste ano no Rio Grande do Sul, que será, possivelmente, a maior safra da história. “Estamos celebrando 100 anos da chegada da soja ao Estado, prestando um tributo ao passado, celebrando o presente e, naturalmente, aproveitando este momento e este gancho para olharmos com esperança para o futuro”, acrescentou.

Presidente da Fenasoja, Dário Germano, lembrou como o plantio do grão mudou o rumo do Brasil. “Nesses 100 anos, a produção da soja mudou o rumo da história e da economia do nosso país. As lavouras foram se espalhando, foram surgindo novas cidades, novas escolas, novas igrejas, novos hospitais. Houve avanço em genética, maquinários agrícolas, tecnologia e inovação. Nesse centenário da soja no Brasil, o povo brasileiro viveu o maior ciclo de riqueza e desenvolvimento humano, social e geográfico”, lemrou.