Expointer 2025 recebe a quinta edição do projeto Estância da Arte

Com o tema “Traços da Tradição”, o espaço cultural Estância da Arte chega à sua quinta edição na Expointer 2025, celebrando a diversidade da cultura campeira e as múltiplas formas de expressão artística que representam o povo gaúcho. A expectativa é que cerca de 40 mil pessoas visitem o espaço ao longo dos nove dias de realização.

Nesta edição, serão apresentadas mais de 50 obras entre telas, esculturas e cartoons, sendo metade produzida exclusivamente para o evento. Os artistas convidados são: Carlito Bicca, Cristiano Ramos Alves, Dario Mastrosimone, Derli Vieira da Silva (Chapéu Preto), Márcia Bastos, Santiago e Sérgio Coirolo, sob a curadoria de Marciano Schmitz. Uma obra de cada artista pode ser conferida em acesse.one/Uzg2z.

O Estância da Arte democratiza o acesso à arte, com entrada gratuita para o público do parque, visitas guiadas com mediadores capacitados e diversas medidas de acessibilidade. “O Estância da Arte é mais do que uma mostra artística coletiva. É um espaço para celebrar a cultura campeira e as expressões artísticas em suas diversas formas”, explica Daniel Henz, diretor da produtora cultural Simples Assim, responsável pelo projeto.

Novidades desta edição

A diversidade de temas e técnicas marca a edição de 2025: obras em espátula, expressionistas e cartoons, com temas como a presença feminina no campo, o uso da tecnologia e a história das Missões. Os poemas de Gujo Teixeira, inspirados nas obras do projeto, integram o catálogo e redes sociais (instagram.com/estanciadaarte).

Curadoria

A curadoria de Marciano Schmitz, artista e pesquisador nascido em Novo Hamburgo, acompanha toda a seleção dos trabalhos. Suas próprias obras estarão expostas em espaço dedicado dentro do evento.

Acessibilidade

O festival oferece recursos como prancha tátil, esculturas para toque, QR codes com vídeos em Libras, audiodescrição em MP3, mediação em Libras e guia videntes, garantindo que todos possam apreciar a exposição.

O Estância da Arte (PRONAC: 244749) é realizado pela Produtora Cultural Simples Assim, com apoio do Ministério da Cultura, Governo Federal e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

  • O quê: Exposição “Traços da Tradição” – Estância da Arte

  • Quando: 30/08 a 07/09, das 8h às 20h

  • Onde: Expointer 2025, Pavilhão Internacional, Parque de Exposições Assis Brasil

  • Entrada gratuita

 

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope