Materiais inéditos estão disponíveis no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

Novos lotes de títulos estão acessíveis no acervo digital do MuseCom. Os arquivos incluem registros fotográficos de governadores do Rio Grande do Sul no Arquivo Palácio Piratini, entrevistas com artistas e com jornalistas na coleção Galeria de Vozes, e exemplares de jornais históricos na Hemeroteca da instituição.

A Galeria de Vozes é um projeto que reúne debates, depoimentos, entrevistas e palestras. Realizadas com a participação do MuseCom, já conta com 189 itens publicados, sendo 1390 gravações em fita magnética de áudio e 555 delas estão digitalizadas.

O novo lote da coleção conta com 39 novos depoimentos de personalidades ligadas às áreas do teatro, do jornalismo, do rádio e do cinema. O acervo inédito do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa tem como destaques as entrevistas com o ator e dramaturgo Plínio Marcos; com o jornalista Alberto André; com a radioatriz Lolita Alves, e com Paulo Nunes da Silva, que teve atuação na Embrafilme e no extinto Instituto Nacional de Cinema.

O material ainda conta com integrantes do Jornal Boca de Rua, falando sobre a rotina de edição e de distribuição do único jornal do mundo em circulação produzido e vendido por pessoas com trajetória ou em situação de rua; além do jornalista Roberto Antunes Fleck, servidor estadual aposentado do MuseCom que foi o responsável pela produção da maioria dos depoimentos gravados na década de 1990 para a Galeria de Vozes.

O acesso presencial aos materiais das coleções se dá mediante agendamento pelo e-mail [email protected].