Mercado reduz projeção de inflação e mantém expectativa para Selic em 15%

O mercado financeiro voltou a ajustar para baixo a projeção de inflação do Brasil. Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Banco Central, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025 caiu de 4,85% para 4,83%.

Em relação à taxa básica de juros, a expectativa do mercado permaneceu em 15%, atual patamar da Selic. A definição oficial será anunciada na quarta-feira (17), após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

📉 Projeções para 2026
Pela primeira vez em 32 semanas, o mercado reduziu a previsão para a Selic no próximo ano, passando de 12,5% para 12,38%.

A sinalização é de uma expectativa de desaceleração gradual da política monetária, ainda que em um ambiente de inflação resistente e de incertezas fiscais.

O Boletim Focus reúne as projeções de cerca de 100 instituições financeiras e serve como termômetro para medir as expectativas do mercado em relação à economia brasileira.

Cleber Moscope

Cleber Moscope

Radialista, fotógrafo, locutor, editor, produtor audiovisual e o que faz gosta de fazer com paixão e energia. Siga nas redes socias @clebermoscope