
Conversei com o atacante Thiago Galhardo, ex-jogador do Internacional. O assunto em alta na internet em fevereiro foi o nome do jogador que foi anunciado pelo Santa Cruz, clube de Pernambuco que jogará a série D em 2025.

O anúncio pegou todos de surpresa, gerando muita mídia, comentários em todas redes sociais e até alguns memes. Galhardo estreou profissionalmente em 20 de janeiro de 2010, com 20 anos, logo em um dos maiores palcos do futebol mundial: o Maracanã. Mas seu AUGE foi acontecer 10 anos depois pelo Internacional, no Clube Gaúcho, Galhardo jogou 84 partidas e marcou 34 gols, sua ótima temporada o fez ser convocado por Tite para a Seleção Brasileira, para a partida contra o Uruguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
Thiago vivia o ápice dos sonhos de qualquer jogador de futebol. Além da convocação, também conseguiu realizar outro sonho, jogar na Europa pelo Celta de Vigo da Espanha entre os maiores clubes do mundo.
Após a passagem de Thiago Galhardo pela Europa, Thiago teve a oportunidade de alcançar novamente seu auge pelo Internacional, mas resolveu deixar o colorado para ir para o Fortaleza, na época ele deu a seguinte declaração:
”Eu não quis. Por mais que o clube quisesse. Muitas pessoas me ligaram lá dentro. Não só jogadores, como também funcionários diretos que mandam. Um dos motivos da minha saída foi o problema que eu tive lá com um atleta, que para mim não tem o caráter”.
Depois do Fortaleza, Galhardo teve uma breve passagem pelo Goias, antes de ser apresentado pelo Santa Cruz em 2025. A repercursão da ida do atacante ao Clube Pernambucano foi gigante, repercurtiu em todas mídias digitais, muitas pessoas ficaram surpresa ao saber que um atacante que jogou recentemente na Europa e Seleção Brasileira pudesse ter escolhido jogar em um Clube que atualmente jogará a Série D.
Por toda repercursão, conversei com o jogador através do Whatsapp e perguntei o motivo dele ter escolhido jogar no Santa Cruz, confira a resposta:
”Cara, eu aceitei o desafio devido ao projeto que me foi apresentado. Eu gostei muito, eu gosto muito dessa questão de poder participar de projetos vencedores, de poder transformar a vida de pessoas, de clubes, seja o que for. E isso me motiva bastante. então quando o Vinícius Diniz me procurou que é um dos presidentes da SAF junto com o Márcio Cadá eu logo me dispus. Obviamente tinha valores a serem acordados que chegaram em todos eles e bom, aqui estou, estou muito feliz e meu objetivo é colocar o Santa Cruz onde de fato é para ele estar e nunca deveria ter saído pela grandeza que é no nome pela grandeza que é a torcida e pelo que de estrutura tem, porque hoje está adormecido. Então o meu objetivo é claro poder vir para cá e tentar resgatar isso, um time que não é campeão há muitos anos, que ano passado ficou sem série, poder resgatar o que todo torcedor quer e poder fazer parte disso. Ser uma… sei lá, um por cento disso tudo, um tijolinho ali de uma construção. Mas isso é o objetivo.”
E é claro que eu também não poderia deixar de perguntar sobre os objetivos e pretensões que Thiago ainda possui para sua carreira, se desejaria retornar ao Internacional onde teve seu auge e caso a resposta fosse sim, se abriria mão de um salário alto para retornar ao colorado, confira a resposta:
”Cara, eu sou muito feliz pelo momento que eu vivi no Inter. Eu cheguei à seleção brasileira, logo depois eu fui jogar na Europa junto com o Chacho Coudet. Fizemos um ano incrível, onde eu fui vice-artilheiro do Brasileirão, fiquei no top 5 de artilheiro do Brasil, bati vice-campeão brasileiro, fomos eliminados nas oitavas da Libertadores, enfim. Acho que nós fizemos um grande campeonato, chegando nas quartas de final da Copa do Brasil. tive um ano muito legal e depois chegou Abel, sai Abel chega Miguel Ramírez e tem o término com o Diego Aguirre e claro, claro que todo jogador sonha em retornar a casa e ter um reconhecimento pelo que foi feito e obviamente um desfecho de carreira, questão salarial seria detalhe para poder retornar ao Inter e encerrar com grande estilo e gratidão sou muito grato por tudo que eu vivi dentro do Inter e tudo que vivi dentro do no futebol brasileiro no ano de 2021 chegando na seleção e posteriormente ele joga na Europa. É um sonho realizado que eu tenho, eu acho que se faltava alguma coisa dentro da minha carreira era jogar fora do… fora não, eu pude jogar no Japão, mas jogar na Europa. Poder jogar na Espanha, estrear contra Real Madrid, Barcelona, Atlético de Bilbao, jogar em grandes grandes kentia né, como se fala, campos e contra grandes adversários, numa grande liga foi sensacional pra mim”.
Essa foi a conversa que tive com o atacante de 35 anos Thiago Galhardo, jogador inteligente que teve seus altos e baixos, algumas polêmicas na carreira, mas que não podemos negar, é craque de bola! E aí torcedor, o que achou de toda essa história, do auge da carreira e seleção a ida para o Santa Cruz, gostaria de ver o atacante vestindo as cores do seu time?
Texto: Marcello Guerra