Feiras de hortifruti comercializam mais de 500 toneladas mensais de alimentos

Cesar Lopes / PMPA

Porto Alegre tem uma forte tradição com as feiras de rua, que vendem desde frutas, verduras e legumes, até carnes, laticínios e outras delícias tradicionais, como pastel de feira e o caldo de cana.

Atualmente, são comercializadas mais de 500 toneladas de alimentos todos os meses nas 40 feiras de hortifruti existentes na Capital, cuja gestão é feita pela Unidade de Fomento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Eventos (Smdete). Confira aqui os dias e horários das feiras.

Além de contribuir para uma alimentação mais saudável, as feiras Modelo e Mercadão do Produtor movimentam a economia da cidade. Todos os meses, elas geram renda para 230 feirantes, mas o contingente envolvido chega a 3 mil pessoas, que se envolvem desde a logística até o abastecimento e a comercialização dos itens.

Outro destaque é o volume de pessoas que circulam pelos espaços: são 175 mil pessoas todos os meses, sendo 100 mil nas feiras Modelo e 75 mil nas feiras Mercadão do Produtor.

Feiras ecológicas – Porto Alegre tem ainda oito feiras ecológicas, realizadas em diversas regiões da cidade e coordenadas pela Secretaria Municipal de Governança e Desenvolvimento Rural (Smgov).

Os consumidores podem adquirir produtos orgânicos, cultivados e produzidos sem o uso de agrotóxicos, como hortaliças, legumes, frutas, flores, ovos, cogumelos e alimentos processados (lanches, biscoitos, pães, bolos, pastas e geleias, entre outros). Consulte aqui a localização e os horários das feiras ecológicas.

 

 

Texto: Marjorie Schmidt

Edição: Andrea Brasil

Marcello Guerra

Marcello Guerra

Sou um Santamariense apaixonado por comunicação, buscando espaço na grande capital. Colorado, pai e sonhador, não tenho medo de novos desafios, na verdade, sou movido por eles.