Na manhã deste domingo (2), iniciou a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre, a saída foi dada na igreja Nossa Senhora do Rosário, seguiu até a igreja Nossa Senhora dos Navegantes, na zona norte da Capital.
A Procissão é uma celebração que tem como objetivo homenagear a padroeira de Porto Alegre e de muitas cidades litorâneas. A procissão acontece anualmente no dia 2 de fevereiro.
A devoção teve origem na Idade Média, quando os cruzados invocavam a proteção de Maria para chegar à Palestina. A tradição chegou ao Brasil com os navegadores portugueses e espanhóis.
A procissão de Porto Alegre é uma transladação da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes para a Igreja Nossa Senhora do Rosário, no centro da cidade. Lá, a imagem recebe a visitação de milhares de fiéis. No dia 2 de fevereiro, a imagem retorna à sua igreja de origem.
A devoção é associada à proteção dos que enfrentam os perigos do alto mar.
📸 Foto: Cleber Moscope / Masper tv
Entre os fiéis, muitas pessoas que tiveram suas graças atendidas pagavam promessas feitas à Nossa Senhora de Navegantes. Conforme a Brigada Militar, 10 mil pessoas participam da festa.
O prefeito Sebastião Melo, a primeira-dama do município, Valéria Leopoldino, a secretária municipal de Cultura, Liliana Cardoso Duarte, a presidente da Câmara de Vereadores, Comandante Nádia, e outras autoridades políticas e religiosas participaram da procissão.
“Esta é uma festa tradicional, um momento de fé, reflexão e renovação da esperança. Depois de um ano tão difícil, em que Porto Alegre enfrentou grandes desafios, essa celebração nos fortalece para seguir em frente. A reconstrução da cidade não é só física, mas também emocional e espiritual” – Prefeito Sebastião Melo.
📸 Foto: Cleber Moscope / Masper tv
Depois de duas horas de caminhada, a procissão chegou ao Santuário dos Navegantes, na entrada da cidade, onde os peregrinos foram aplaudidos por outras centenas de fieis. O arcebispo Dom Jaime Spengler celebrou uma missa campal, junto com o pároco da Igreja dos Navegantes, padre Carlos Feeburg, e pediu bênçãos de Nossa Senhora dos Navegantes a todos atingidos pelas enchentes e ao povo porto-alegrense, em geral. Haverá missas no Santuário durante todo o dia até as 19h quando a imagem da Santa é levada para dentro da Igreja.
Quem compareceu na 150° procissão, pode acompanhar uma caminhada de devoção, cheia de emoção e fé, mais do que uma caminhada ou um ”ritu antigo, é uma caminhada de fé e gratidão por todos aqueles pequenos milagres que recebemos em nossas vidas, veja a baixo algumas fotos da procissão:
Sou um Santamariense apaixonado por comunicação, buscando espaço na grande capital. Colorado, pai e sonhador, não tenho medo de novos desafios, na verdade, sou movido por eles.