Hugo Motta segura exemplar da Constituição no primeiro discurso após eleito em primeiro turno com 444 votos
O deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2025-2026. O parlamentar foi eleito neste sábado (1º) em primeiro turno, com 444 votos. Ele concorreu com os deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), que obteve 31 votos, e Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que teve 22 votos. Outros 2 votos foram em branco.
Motta foi apoiado por um bloco formado por 17 partidos e 494 deputados. Integram o bloco PL, PT, PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD.
Eleita a Mesa Diretora que comandará a Câmara dos Deputados no biênio 2025/2026. O deputado Hugo Motta (Republicanos/PB) ficou com a Presidência da Casa. A Primeira e a Segunda Vice-Presidências são, respectivamente, dos deputados Altineu Côrtes (PL-RJ) e Elmar Nascimento (União-BA). O deputado Carlos Veras (PT-PE) é o Primeiro-Secretário; o deputado Lula da Fonte (PP-PE), Segundo-Secretário; a deputada Delegada Katarina (PSD-SE), Terceira-Secretária; e o Deputado Sergio Souza (MDB-PR), Quarto-Secretário. Os deputados Dr. Victor Linhalis (Podemos-ES), Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), Paulo Folletto (PSB-ES) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) são os novos Suplentes da Secretaria.
Como ele obteve a maioria absoluta (metade mais um) de votos dos presentes, não houve um segundo turno.
Com 35 anos, Hugo Motta é o deputado mais jovem a se eleger presidente da Câmara pós-redemocratização.
Motta começou cedo na política e exerce atualmente o quarto mandato como deputado federal. Na última eleição, em 2022, foi o mais votado na Paraíba, com 158.171 votos.
Na primeira vez que tomou posse na Câmara, em 2011, Hugo Motta fora eleito o deputado mais jovem, aos 21 anos, idade mínima para assumir o cargo, segundo a Constituição.
Atualmente aos 35 anos, Hugo Motta também está na idade mínima para ocupar o cargo de presidente da República, já que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória, depois apenas do vice-presidente, Geraldo Alckmin.
No primeiro mandato, Hugo Motta ainda era estudante de medicina. Por causa da eleição para a Câmara, teve de se transferir da Faculdade de Medicina Nova Esperança, em João Pessoa, para Universidade Católica de Brasília, onde concluiu o curso em 2013.
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Marina Ramos/Câmara dos Deputados