Um avião Embraer 190 da Azerbaijan Airlines, transportando 67 pessoas, caiu nesta quarta-feira (25) próximo à cidade de Aktau, no oeste do Cazaquistão. Autoridades locais confirmaram o resgate de 32 sobreviventes, entre os quais duas crianças. O acidente ocorreu durante um pouso de emergência a três quilômetros do aeroporto local, segundo informações da companhia aérea.
O órgão regulador da aviação da Rússia afirmou que o desvio ocorreu por uma emergência, que pode ter sido causada por uma colisão com pássaros. Antes de cair, a aeronave voou perto do aeroporto de Aktau.
Vídeos do acidente divulgados em órgãos de imprensa e redes sociais mostram o avião descendo rapidamente antes de explodir ao atingir a costa, e uma espessa fumaça preta subindo. Relatos informam que passageiros ensanguentados e machucados foram vistos caminhando sobre a fuselagem que havia permanecido intacta.
O avião caiu perto da cidade de Aktau, às margens do Mar Cáspio, no oeste do Cazaquistão, informou o ministério cazaque de Situações de Emergência no Telegram. Ao menos 32 pessoas foram resgatadas com vida, incluindo duas crianças, e estão sendo tratadas em um hospital próximo. O Ministério de Emergências do Cazaquistão informou que os bombeiros controlaram o incêndio.