Morre Alceu Collares, primeiro Governador negro do Rio Grande do Sul, aos 97 anos.

(Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Alceu Collares, ex-governador do Rio Grande do Sul, morreu na madrugada desta terça-feira (24) aos 97 anos. A notícia foi confirmada pelo Hospital Mãe de Deus. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.

O que aconteceu: 

Collares faleceu em decorrência do agravamento de uma pneumonia. Ele havia sido internado no último dia 16 de dezembro no Hospital Mãe de Deus, que confirmou que a causa da morte do ex-governador foi falência múltipla de orgãos. “Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda”, divulgou o boletim médico do hospital.

Ele havia sido diagnosticado há oito anos com enfisema pulmonar. Em novembro, Collares teve uma pneumonia, que agravou seu quadro antes da internação. Ele deixou esposa e filhos…

Quem foi Alceu Collares:

Foto: / Memorial Câmara Poa

Alceu Collares, natural de Bagé/RS, nasceu em 12 de setembro de 1927. Único governador negro eleito na história do Rio Grande do Sul, cumprindo o mandato entre 1991 e 1995, Collares também foi prefeito e vereador em Porto Alegre, além de deputado federal.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ingressou no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e em 1964 elegeu-se pela primeira vez vereador em Porto Alegre. Foi deputado federal de 1971 a 1983, inicialmente pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) e depois pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Entre 1986 e 1988 foi prefeito da capital do estado gaúcho, o primeiro de Porto Alegre eleito pelo voto direto após a redemocratização.

Após anos à frente da prefeitura de Porto Alegre e do governo do estado, sem nunca tentar a reeleição, buscou refúgio em um sítio ao lado da esposa. A vida pacata ainda daria lugar a mandatos como deputado federal e a novas campanhas pelo cargo de prefeito da Capital e de governador. Mas foi em meio à natureza que encontrava bem humorado e disposto.

 

Sobre o velório:

O velório será aberto ao público no Palácio Piratini na quarta-feira (25). A cerimônia foi marcada para iniciar às 11h e terminar às 16h. O sepultamento será no Cemitério Jardim da Paz…

Marcello Guerra

Marcello Guerra

Sou um Santamariense apaixonado por comunicação, buscando espaço na grande capital. Colorado, pai e sonhador, não tenho medo de novos desafios, na verdade, sou movido por eles.