Inmet emite novo alerta para todo RS

Foto: / PMPA

Novas áreas de instabilidade entre esta sexta-feira (13) e domingo (15), formados pelo calor e umidade e perturbações no escoamento do vento em altos níveis da atmosfera, associados à formação de uma ampla área de baixa pressão atmosférica, vão provocar instabilidade nas condições do tempo nos próximos dias na região Sul do país.

De acordo com o Inmet, as precipitações podem alcançar 50 mm no decorrer do dia, ou ocorrer em pancadas isoladas. Há risco de transtornos como cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Hoje, durante todo o dia e também a noite, terá pancadas de chuva e trovoadas com condição para granizo em pontos localizados, ocorrem especialmente na metade oeste de toda a região Sul.

Há possibilidade, ainda, de aprofundamento de duas áreas de baixa pressão, uma mais ao sul do Estado gaúcho e outra mais afastada em alto-mar, que podem afetar especialmente a metade leste da região Sul.

No entanto, ainda há divergência em relação à previsão do posicionamento e intensificação desse amplo sistema de baixa pressão que deverá dar origem a um ciclone extratropical próximo da costa do Rio Grande do Sul (RS).

As áreas mais atingidas podem ser o sul e leste gaúcho, com condições para rajadas de vento acima dos 60 km/h e pancadas de chuva eventualmente fortes. Na segunda-feira (16), o sistema deve se deslocar para alto –mar.

O Inmet realiza a atualização diária das previsões de tempo e destaca a importância do acompanhamento das emissões dos avisos meteorológicos especiais nos próximos dias. Fique atento aos comunicados da Defesa Civil de sua cidade.

Este é o segundo alerta do Inmet que abrange áreas do Rio Grande do Sul em menos de 24 horas. Até o meio-dia desta sexta-feira, outro comunicado, também de cor amarela, indicou a possibilidade de tempestade de áreas da Fronteira Oeste, Missões e regiões Norte e Nordeste.

Orientações

Durante a tempestade é recomendado evitar abrigo sob árvores, pois há “leve risco de queda de galhos e descargas elétricas”. Em caso de raios, a orientação é não utilizar aparelhos eletrônicos, como celulares, ligados à tomada.

Em situações de risco busque ajuda junto à Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Marcello Guerra

Marcello Guerra

Sou um Santamariense apaixonado por comunicação, buscando espaço na grande capital. Colorado, pai e sonhador, não tenho medo de novos desafios, na verdade, sou movido por eles.