
A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz) divulgou nesta terça-feira (3) as regras e o calendário para o pagamento do IPVA 2025. Os contribuintes podem aproveitar descontos por antecipação e benefícios cumulativos, além de optar pelo parcelamento em até seis vezes.
O pagamento começa em 11 de dezembro e, para quem quitar o tributo até 30 de dezembro, o desconto de antecipação é de 6%. Essa redução, somada à ausência da atualização da Unidade Padrão Fiscal (UPF/RS), pode gerar uma economia total de 10,63%. Com os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão, a redução máxima pode chegar a 28,13%.
Descontos recordes no Bom Motorista e Bom Cidadão
No IPVA 2025, o programa Bom Motorista, destinado a condutores sem multas, contempla 42% da frota tributável, com descontos que variam de 5% a 15%. Já o programa Bom Cidadão, que beneficia participantes da Nota Fiscal Gaúcha (NFG), registrou crescimento expressivo, com deduções de até 5% no tributo.
De acordo com a Sefaz, o número de veículos com descontos pelo Bom Cidadão aumentou 32% em relação a 2024, totalizando mais de 853 mil veículos beneficiados.
Parcelamento em seis vezes
Os contribuintes também podem parcelar o IPVA em até seis vezes, sem juros. Para isso, é necessário iniciar o pagamento até 31 de janeiro. As parcelas de janeiro, fevereiro e março contam com descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.
O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, destacou o impacto da Nota Fiscal Gaúcha no crescimento dos benefícios. “Mais de 40% da população gaúcha participa do NFG. Esse engajamento tem aumentado o número de contemplados com o desconto máximo do Bom Cidadão”, afirmou.
Calendário de vencimentos
Quem preferir pagar em parcela única tem até 30 de abril, prazo que corresponde ao vencimento das placas. O período de antecipação, até 30 de dezembro, deve gerar uma arrecadação de R$ 1,7 bilhão. No total, a Sefaz espera arrecadar R$ 5,6 bilhões com o IPVA 2025, valor dividido igualmente entre Estado e municípios de licenciamento dos veículos.