Inscrições para vagas remanescentes do Fies terminam nesta sexta-feira

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Os estudantes interessados em financiar seus estudos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm até esta sexta-feira (29) para se inscrever nas vagas remanescentes do segundo semestre de 2024. O processo é feito exclusivamente pela internet, no Portal Acesso Único ao Ensino Superior, por meio do módulo do Fies.

Quem pode participar?

As vagas são destinadas a alunos matriculados em cursos de graduação de instituições privadas bem avaliadas no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Para participar, é necessário:

  • Estar matriculado em uma instituição de ensino superior;
  • Ter participado do Enem a partir de 2010, com média mínima de 450 pontos e nota superior a zero na redação;
  • Ter renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.236 em 2024).

Além disso, caso o semestre letivo já tenha terminado, o estudante deve ter aproveitado pelo menos 75% das disciplinas cursadas.

Fies Social e novas prioridades

O Fies Social, modalidade lançada neste ano, dá prioridade a estudantes de baixa renda, com foco naqueles que possuem renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 706) e estão inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Outra novidade para 2024 é a prioridade para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência (PCD) na classificação para as vagas remanescentes.

Divulgação do resultado

O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 4 de dezembro. A chamada será única, mas os estudantes que não forem convocados poderão integrar uma lista de espera.

Como funciona o Fies?

Criado em 2001, o Fies é um programa que financia mensalidades de cursos de graduação, oferecendo condições de pagamento diferenciadas e, em alguns casos, juros zero. O financiamento pode ser pago após o término do curso, dependendo da modalidade escolhida e da renda familiar do estudante.

Mais informações podem ser consultadas no site oficial da Caixa Econômica Federal, que é responsável pela operação financeira do programa.