O Rio Grande do Sul participa da edição 2024 das Paralimpíadas Escolares com sua maior delegação já registrada: são 145 pessoas, entre atletas e membros das comissões técnicas. A competição, que começou nesta terça-feira (26) e vai até sexta-feira (29), acontece no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, e reúne mais de 2 mil atletas de todo o país em 13 modalidades.
A Secretaria do Esporte e Lazer (SEL) do Estado custeou passagens aéreas e uniformes para os participantes, além de organizar a logística desde o embarque em Porto Alegre. O secretário Juliano Franczak, conhecido como Gaúcho da Geral, está em São Paulo para acompanhar a delegação e assistir às competições.
“Estamos muito orgulhosos desses jovens atletas, que representam o Rio Grande do Sul com dedicação e superação. Queremos que eles aproveitem essa oportunidade para lutar por seus sonhos, sabendo que terão nosso apoio em todas as etapas de suas trajetórias esportivas”, disse Franczak.
Atletas competem em oito modalidades
Os gaúchos estão disputando em oito modalidades: atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, futebol para paralisados cerebrais (PC), natação, tênis de mesa e vôlei sentado.
A preparação para o evento contou com o Campeonato Paradesportivo Estudantil do Rio Grande do Sul (Paracergs) e com o apoio da SEL na etapa regional do Meeting Paralímpico, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Maior evento do mundo para jovens com deficiência
As Paralimpíadas Escolares são organizadas pelo CPB e consideradas o maior evento esportivo do mundo voltado para crianças e jovens com deficiência. Em 2024, atletas de todos os estados e do Distrito Federal estão reunidos em São Paulo para a disputa de modalidades como judô, goalball, tênis em cadeira de rodas e outras.
Com a maior delegação da sua história, o Rio Grande do Sul reforça seu compromisso com o esporte paralímpico e com a inclusão, incentivando jovens atletas a superarem desafios e representarem o Estado em um evento de destaque nacional.