Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Porto Alegre, conquistaram destaque na Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí, realizada entre os dias 18 e 23 de novembro, em Belém, no Pará. Considerado um dos maiores eventos científicos da Região Norte, a mostra premiou dois projetos da escola nas categorias de Ciências Humanas para o Ensino Médio.
Mesmo enfrentando adversidades em 2024, como os impactos da enchente que atingiu a escola, a comunidade escolar manteve suas atividades pedagógicas e de pesquisa. “Mais uma vez, nossa rede municipal se destaca e comprova sua força e resiliência. A Liberato, maior escola municipal da cidade, foi duramente atingida pela enchente e, mesmo assim, manteve seu trabalho pedagógico e pesquisa, justamente reconhecido em mais este evento”, destacou o secretário municipal de Educação, Maurício Cunha.
Projetos premiados
O estudo “A utilização do RPG como metodologia de aprendizagem de processos históricos no ensino fundamental”, desenvolvido pelos alunos Raissa Vargas Soares, Gabriel Rodrigues dos Santos e Adrian Brasil da Silva, foi o grande vencedor na categoria Ciências Humanas/Ensino Médio.
Outro projeto da escola, intitulado “A literatura infantil como um recurso dentro dos projetos de pesquisa na abordagem Reggio Emilia”, conquistou o terceiro lugar na mesma categoria, reforçando o protagonismo da instituição em iniciativas científicas e educacionais.
Os projetos foram reconhecidos por sua inovação e impacto pedagógico, representando Porto Alegre em um evento de relevância nacional e internacional.