Senado debate impacto dos incêndios florestais nas emissões de gases de efeito estufa

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) realizará, na próxima terça-feira (26), uma audiência pública para discutir o impacto dos incêndios florestais nas emissões de gases de efeito estufa. O encontro será às 14h30, no plenário 2 da Ala Nilo Coelho, no Senado, e contará com a participação de especialistas e parlamentares.

O debate, proposto pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), relator da comissão, também abordará medidas de prevenção e combate aos incêndios, além de possíveis reformas legislativas para enfrentar os desafios climáticos.

Dados preocupantes

De acordo com o senador, as emissões per capita do Brasil superam a média global, evidenciando a urgência de ações estratégicas. “Em 2020, último ano com dados globais disponíveis, a média mundial de emissões per capita foi de 6,1 toneladas. No Brasil, as emissões brutas per capita em 2022 foram de 11,4 toneladas, e as líquidas, de 8,3 toneladas, ambas superiores à média global”, destacou.

Vieira reforçou a importância de alinhar os compromissos ambientais do Brasil com medidas eficazes para mitigar os impactos dos incêndios florestais, que contribuem significativamente para o aumento das emissões de gases de efeito estufa.

A audiência pública será interativa, permitindo a participação do público por meio de perguntas e comentários, disponíveis nas plataformas digitais do Senado.

 

*Com informações da Agência Senado