Hospital Tramandaí estreia Terapia Assistida por Animais com visita de cão terapeuta

A terapia animal foi protagonizada por Penny, da raça de cães Terra Nova – Foto: Divulgação Imas

Pacientes do Hospital Tramandaí, no Litoral Norte, experimentaram pela primeira vez, na quinta-feira (21/11), os benefícios da Terapia Assistida por Animais, também conhecida como Cãoterapia. A iniciativa, conduzida pelo Instituto Maria Schmitt (Imas), responsável pela administração do hospital, integra as ações de acolhimento e humanização da instituição.

A estrela da estreia foi Penny, um cão da raça Terra Nova, que percorreu diversas áreas do hospital, como internação clínica e cirúrgica, centro obstétrico e ambulatório. Durante a visita, os pacientes que desejaram interagir com o animal puderam desfrutar de momentos de conforto e descontração.

Projeto de humanização

A Cãoterapia no Hospital Tramandaí é resultado de uma parceria do Imas com o Canil Double Axe, de Araranguá (SC). O projeto foi lançado em 2022 e promove visitas mensais de cães treinados a unidades hospitalares administradas pelo instituto.

Além de beneficiar os pacientes, a presença dos cães também contribui para o trabalho dos profissionais de saúde, criando um ambiente mais acolhedor e melhorando o bem-estar geral nas instituições.

Expansão para outras unidades

Com o sucesso da estreia em Tramandaí, há planos para levar Penny a outros hospitais administrados pelo Imas. Uma visita ao Hospital de Viamão, na Região Metropolitana, está prevista, mas a data ainda será definida.

Desde 2011 sob gestão estadual, o Hospital Tramandaí reafirma seu compromisso com a inovação e o cuidado humanizado, agora contando com a ajuda de quatro patas para transformar a experiência hospitalar.