O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) segue com a força-tarefa de limpeza e manutenção das redes de drenagem de Porto Alegre, abrangendo tubulações, bocas de lobo e poços de visita. As atividades desta semana, de 18 a 24 de novembro, concentram-se nas áreas mais impactadas pela enchente de maio, mas incluem intervenções em todas as regiões da cidade.
Na Zona Norte, os serviços ocorrem nos bairros Sarandi, Farrapos, Anchieta, Arquipélago, Mário Quintana, São João e São Geraldo. Na área central, os bairros Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus e Floresta estão no roteiro. Já nas zonas Sul e Leste, as equipes atendem demandas registradas no Sistema 156.
O trabalho acontece de segunda a domingo, das 8h30 às 17h, com intervalo de uma hora, e pode sofrer ajustes diante de emergências ou condições climáticas adversas.
Desde a enchente de maio, o Dmae já restabeleceu 315 quilômetros de redes de drenagem, abrangendo cerca de 5 mil bocas de lobo e 7 mil poços de visita. Atualmente, 20 equipes atuam de forma simultânea em Porto Alegre, reforçando os esforços de recuperação e manutenção do sistema de drenagem urbana.