Defesa Civil do RS adota nova tecnologia de alertas emergenciais a partir de dezembro

Foto: Luís André/ Secom

A partir de 4 de dezembro, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul passará a utilizar a tecnologia cell broadcast para envio de alertas emergenciais, integrando um sistema que também será implementado em outros seis estados das regiões Sul e Sudeste. A nova ferramenta, chamada Defesa Civil Alerta, permitirá que mensagens sejam enviadas diretamente para celulares em áreas de risco, sem a necessidade de cadastro prévio dos usuários.

Desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as principais operadoras de telefonia do país, o sistema usa a rede celular para emitir alertas que se destacam na tela do dispositivo, com sinal sonoro e vibratório, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. A iniciativa busca ampliar a eficácia na comunicação de desastres extremos.

No Rio Grande do Sul, o primeiro teste foi realizado em agosto, nos municípios de Muçum e Roca Sales, no Vale do Taquari. No próximo sábado (30), um segundo teste envolverá 36 cidades, incluindo Eldorado do Sul, Novo Hamburgo, Santa Maria, Pelotas, Uruguaiana e Caxias do Sul. O objetivo é monitorar o funcionamento do sistema e familiarizar a população com o novo formato de alertas.

Além de ser mais abrangente, o cell broadcast complementará os canais já usados pela Defesa Civil, como mensagens SMS, redes sociais, site oficial e comunicados diretos às prefeituras e coordenadorias locais.

De acordo com o coronel Luciano Chaves Boeira, coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, o sistema será ativado apenas em situações de eventos extremos. “É importante que a população participe dos exercícios e compreenda que o alerta *cell broadcast* será utilizado somente em casos de eventos extremos, sendo um recurso que se agrega aos demais alertas já existentes”, ressaltou.

A tecnologia estará disponível em todos os 497 municípios gaúchos, beneficiando tanto os moradores quanto visitantes, inclusive estrangeiros.