Feira do Livro de Porto Alegre promove interação entre autores e estudantes

Foto: Eduardo Fernandes/CRL

A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre segue movimentando o Centro da capital com diversas atividades culturais. Nesta segunda-feira (18), estudantes de várias escolas visitaram as bancas e participaram das atrações. Entre os destaques do dia, o Aulão de Leituras Obrigatórias da UFRGS chamou a atenção ao oferecer dicas de literatura e história para vestibulandos. A atividade terá mais uma edição nesta terça-feira (19), às 14h, no Auditório Barbosa Lessa, na Rua dos Andradas.

A segunda semana da Feira também trouxe lançamentos de livros, sessões de autógrafos e as tradicionais ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). O projeto Adote um Escritor, que conecta estudantes a autores e ilustradores, completou 22 anos. Nesta edição, todas as 99 escolas da rede municipal participaram da iniciativa, considerada um marco na promoção da leitura.

“O Adote inspira os alunos. Muitos começam a escrever depois de conhecerem os autores e sonham em também publicar seus livros no futuro”, contou Débora de Oliveira Sequeira, coordenadora de bibliotecas escolares de Porto Alegre.

Outro destaque é o Reconta POA, concurso literário que incentiva jovens a escreverem sobre suas memórias em Porto Alegre. Criado em 2022, o projeto recebeu 27 textos inscritos neste ano, representando 14 escolas municipais.

“O Reconta cresceu muito e ganhou visibilidade nesta edição. Isso deve atrair ainda mais participantes no ano que vem”, afirmou Débora.

A Feira do Livro, que está na segunda semana de programação, continua sendo um ponto de encontro para leitores e escritores, consolidando-se como um dos eventos culturais mais importantes do Rio Grande do Sul.