A 70ª Feira do Livro de Porto Alegre celebra um início promissor, com a venda de cerca de 130 mil livros nos primeiros dez dias de evento. O número representa um aumento de 12% em comparação com o mesmo período da edição de 2023, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (11) pela Câmara Rio-Grandense do Livro.
Comemorando a receptividade do público, Maximiliano Ledur, presidente da Câmara, afirmou que o sucesso das vendas é um reflexo do apoio dos gaúchos ao evento e à recuperação do setor livreiro. “Mais do que nunca, os gaúchos abraçaram a Feira do Livro e estão sendo fundamentais para a retomada do setor. É muito emocionante ver o movimento nas bancas, as filas de autógrafos, as escolas prestigiando as atividades”, destacou Ledur. A programação da Feira segue até o final deste mês, com mais eventos e lançamentos previstos.
**25 anos da AEILIJ: Debate sobre literatura infantil e juvenil**
Em um ano especial para a Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), que comemora seus 25 anos de atuação, um importante evento ocorrerá nesta segunda-feira (11). A partir das 18h30, a AEILIJ promove um bate-papo sobre a promoção da literatura para crianças e jovens, com a presença de renomados autores do gênero.
A mesa contará com a participação da presidente da AEILIJ, Andrea Viviana Taubman, e dos escritores Caio Riter e Gláucia de Souza. A mediação será feita pela professora Ana Paula Cecato, que integrou a equipe da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro de Porto Alegre entre 2005 e 2019.
“A relevância desse debate está em apresentar o cenário atual da produção literária para crianças e jovens, discutindo seus principais desafios na atualidade”, explica Ana Paula Cecato.
A AEILIJ, ao longo de seus 25 anos, tem se dedicado a fortalecer e divulgar a literatura infantojuvenil no Brasil, reunindo escritores, ilustradores, tradutores e outros profissionais do setor. O debate será transmitido pelo canal oficial da Feira do Livro de Porto Alegre no YouTube.