O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgará até o dia 20 de novembro o gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Já o resultado final do exame será divulgado em 13 de janeiro de 2025.
Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos participaram do Enem, que foi realizado em duas etapas. No domingo (3), os estudantes responderam a 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação dissertativa. No domingo seguinte (10), foi a vez de 90 questões de matemática, física, química e biologia.
Enem: principal porta de entrada para o ensino superior
O Enem, que avalia o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica, continua sendo a principal ferramenta de acesso ao ensino superior no Brasil. O exame é utilizado por universidades públicas e privadas como critério de seleção, tanto de forma única quanto complementar, além de ser essencial para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Reconhecimento internacional
Estudantes que fizeram o Enem também podem usar a nota para ingressar em universidades de Portugal, por meio de convênios firmados pelo Inep. Essas parcerias garantem acesso facilitado às instituições portuguesas para os candidatos brasileiros interessados em estudar no exterior.
O Inep destaca que a nota do Enem pode ser uma vantagem para quem deseja seguir a educação superior fora do Brasil, ampliando as oportunidades de formação internacional.