Conheça Gabriel Bortoleto, o brasileiro que será o mais novo piloto da Fórmula 1

Após quase sete anos sem um titular brasileiro no grid, jovem promessa da Fórmula 2 é aposta da Sauber/Audi para enfrentar uma das temporadas mais desafiadoras da categoria.

Imagem: divulgação | Gabriel Bortoleto e Mattio Binotto durante a apresentação de Gabriel na equipe

Se passaram 6 anos, 11 meses e 11 dias desde 26 de novembro de 2017, última vez que um brasileiro foi piloto titular em uma equipe de Fórmula 1. Essa espera chegou ao fim nesta quinta-feira, quando Gabriel Bortoleto foi anunciado como o novo piloto da Sauber/Audi para 2025.

Afinal, quem é Gabriel Bortoleto?
Pilotando kart desde os 7 anos, Bortoleto é um verdadeiro apaixonado por velocidade e, antes dos 20 anos, se tornará o 33º piloto brasileiro a alcançar o nível mais alto do automobilismo mundial. Mas quem é esse jovem talento?

Nascido em 2004, Bortoleto brilhou no kart brasileiro e se mudou para a Europa aos 12 anos após conquistar o título do Open do Brasileiro na classe mirim. Sua carreira continuou em ascensão até 2020, quando entrou na Fórmula 3. Em 2023, foi campeão da categoria e, neste ano, lidera a Fórmula 2. Visto como uma das futuras estrelas do automobilismo, o jovem brasileiro enfrentará desafios no início de sua trajetória na Fórmula 1, muito em função de sua equipe.

Por que a Sauber/Audi?
A escolha de Gabriel pela Sauber/Audi faz sentido dentro do atual cenário da equipe. A Sauber vendeu os direitos de sua equipe para a Audi, mas a montadora alemã só assumirá a gestão completa em 2026, o que limita as ações da Sauber até lá. A dificuldade da equipe é visível na sua posição no campeonato: última colocada entre os construtores, com ambos os pilotos ainda sem pontuar (chegada ao 10º lugar em uma corrida).

Mesmo assim, a chegada de Mattia Binotto à equipe, ex-diretor da Ferrari, traz esperança para o futuro de Bortoleto na Sauber. Binotto, que desempenhou papel fundamental na reestruturação da Ferrari, assume o cargo de diretor de operações e chefe técnico. Sobre a contratação de Bortoleto, Binotto comentou: “Foi questão de escolher entre um calouro ou um piloto mais experiente. Pensando a médio prazo, optamos por um piloto jovem, pois é importante para nós seguir essa jornada com uma equipe jovem. E por que Gabriel? Pelo que ele está fazendo. Ser campeão na temporada de estreia na F3 e liderar a F2 até o fim são conquistas fora do comum e que mostram seu grande potencial”.

Por que a vaga?
Aos 20 anos, Gabriel Bortoleto se insere na “dança das cadeiras” da Fórmula 1, iniciada dois meses antes do primeiro GP de 2024, com o anúncio de que Lewis Hamilton assumirá o lugar de Carlos Sainz na Ferrari em 2025, o que levou o espanhol para a Williams.

A temporada promete um grid repleto de estreantes. A Mercedes contratou Andrea Kimi Antonelli para substituir Hamilton, enquanto a Haas reformará completamente sua equipe, trazendo o jovem Oliver Bearman, de 19 anos, para correr ao lado de Esteban Ocon. A Alpine, por sua vez, escalou Jack Doohan para compor dupla com Pierre Gasly. Finalizando a série de trocas, a Sauber/Audi também passará por reformulação: Nico Hulkenberg assumirá o lugar de Zhou Guanyu, e Bortoleto substituirá Valtteri Bottas, cujo futuro na categoria é incerto, mas ele deverá atuar como piloto reserva da Mercedes.

Os últimos brasileiros na F1
O último brasileiro a ser titular na Fórmula 1 foi Felipe Massa, pela Williams, no já mencionado GP de Abu Dhabi de 2017. O Brasil também teve uma breve aparição no grid com Pietro Fittipaldi, neto do lendário Emerson Fittipaldi, bicampeão da categoria. Pietro teve duas oportunidades na Fórmula 1 em 2020, nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi pela Haas, finalizando em 17º e 19º, respectivamente.

Antes dele, o último piloto brasileiro a ter um assento na categoria foi Felipe Nasr, que correu pela Sauber entre 2015 e 2016. Nasr conquistou o recorde de melhor estreante brasileiro ao chegar em 5º lugar no GP da Austrália. No entanto, devido a dificuldades financeiras da equipe, ele não teve outras oportunidades.

Josué Silveira

Josué Silveira

Jornalista, amante dos Sports americanos e "sofredor" do Indianápolis Colts,. Produtor audiovisual de esportes e entretenimento. Engraçadinho nas horas vagas