O governador Eduardo Leite anunciou, nesta terça-feira (5), a abertura de novos concursos públicos para a contratação de servidores nas corporações vinculadas à Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul. O investimento previsto para o processo seletivo é de R$ 280,5 milhões até o final de 2026, com a oferta total de 2.774 vagas, que serão distribuídas entre a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) e Instituto-Geral de Perícias (IGP).
De acordo com o governo, os concursos irão preencher cargos em diversas áreas, com o objetivo de fortalecer o efetivo das forças de segurança do estado, que deverá alcançar o maior número de servidores da última década. Até abril de 2026, o Rio Grande do Sul atingirá 72% de ocupação das vagas do quadro da Segurança Pública, um avanço significativo em relação aos 61% registrados no início de 2019, primeiro ano do governo Leite.
Em sua fala, o governador destacou a importância da medida para a Segurança Pública do estado. “Estamos honrando o nosso compromisso de garantir as condições para fazer a reposição programada de efetivo, depois de tanto tempo em que governos deixaram a defasagem aumentar. Isso também reflete a responsabilidade com as contas públicas”, afirmou Leite. Ele acrescentou que o objetivo é continuar trabalhando para melhorar a segurança e garantir um estado mais tranquilo e seguro para a população.
Os novos concursos serão organizados pelas instituições vinculadas à SSP, em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), responsável pelos procedimentos administrativos relacionados à gestão de pessoal do Poder Executivo. Os editais, que trarão informações detalhadas sobre as vagas, datas e etapas dos processos seletivos, serão divulgados nos próximos meses.
A secretária da SPGG, Danielle Calazans, ressaltou que a realização dos concursos é um reflexo da reestruturação da carreira dos servidores das forças de segurança promovida pelo governo. “Carreiras valorizadas e atrativas resultam em mais segurança e entregas de maior qualidade para a população gaúcha”, afirmou Calazans, destacando as melhorias nas regras de promoção e progressão dentro das corporações.
Vagas previstas nos novos concursos:
– Brigada Militar: 1.200 soldados e 150 oficiais
– Corpo de Bombeiros Militar: 400 soldados
– Polícia Civil: 720 agentes (escrivães e inspetores) e 30 delegados
– Instituto-Geral de Perícias: 274 servidores (peritos criminais, legistas, técnicos em perícias e papiloscopistas)
O governo do estado informou que os concursos estão alinhados com o objetivo de fortalecer a estrutura da segurança pública gaúcha, em um momento de crescimento das demandas por mais efetivo nas ruas e nos serviços de perícia e investigação.