31º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do RS da Famurs discute fomento e modernização do agronegócio

Foto: Guilherme Pedrotti/Famurs

O 31º Seminário dos Secretários Municipais de Agricultura do Rio Grande do Sul, realizado nesta terça-feira (5), reuniu prefeitos, secretários e técnicos municipais para debater o fomento e a modernização do agronegócio gaúcho. O evento, promovido pela Famurs e pelo Conselho dos Secretários Municipais (Consema/RS), abordou temas como o apoio ao pequeno produtor e a criação de políticas públicas para fortalecer a agricultura no Estado.

O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, destacou a importância da agricultura para a economia do Rio Grande do Sul, responsável por 30% do PIB estadual, e a necessidade de modernizar o setor com a criação de programas municipais e linhas de financiamento. “Investir nos pequenos e médios produtores é fundamental para movimentar nossa economia”, afirmou.

Entre os temas discutidos, o secretário de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, apresentou a nova edição do Programa de Sementes e Mudas Forrageiras, que visa atender 15 mil produtores com um orçamento de R$ 15 milhões. Já o secretário da Agricultura, Clair Kuhn, anunciou o lançamento de um edital para recuperação das estradas vicinais e a liberação de recursos para municípios afetados pelas enchentes.

A parte da tarde foi dedicada ao prognóstico climático, com destaque para as ações de mitigação da estiagem e o apoio da Sema e do INMET para enfrentamento da seca. Também foram discutidas soluções de apoio ao setor agrícola, com a participação do Sebrae e do Senar.

O evento segue até quarta-feira (6), com mais painéis e discussões sobre o futuro do agronegócio no Estado.