A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, afirmou neste domingo (27) que as eleições municipais do segundo turno ocorrem com “absoluta tranquilidade” nas 51 cidades onde o pleito está sendo realizado. Em declaração à imprensa em Brasília, Cármen Lúcia destacou que até às 13 horas não foram registradas ocorrências graves.
Ela mencionou que, embora houvesse preocupações sobre possíveis impactos climáticos devido a chuvas recentes em estados como São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, até o momento, as condições de votação permanecem adequadas. “Temíamos pelas condições climáticas em alguns locais, mas até agora a votação continua ocorrendo sem problemas”, disse.
Cármen Lúcia convocou os eleitores a exercerem seu direito de voto até às 17 horas, ressaltando que mais de 33,99 milhões de eleitores estão aptos a participar do segundo turno. O diretor-geral da Polícia Federal, Andrey Rodrigues, informou que mais de 23 mil agentes de segurança pública estão atuando no pleito e, até o fim da manhã, 11 pessoas foram conduzidas para averiguação, com duas prisões em flagrante registradas.