Washington Olivetto, ícone da publicidade brasileira, morre aos 73 anos

Foto: Reprodução/ Instagram

O publicitário Washington Olivetto, um dos maiores nomes da propaganda no Brasil, morreu neste domingo (13), aos 73 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado há cinco meses no hospital Copa Star, devido a complicações pulmonares que evoluíram para falência múltipla de órgãos.

Responsável por campanhas históricas, como o “garoto Bombril” e o “primeiro sutiã da Valisère”, Olivetto acumulou mais de 50 Leões no Festival de Cannes, o maior prêmio da publicidade mundial. Ele foi o único latino-americano a receber um Clio, em 2001, consolidando sua trajetória internacional.

Nascido em São Paulo em 1951, Olivetto começou sua carreira aos 18 anos e logo se destacou com comerciais inovadores e irreverentes. Além das campanhas publicitárias, ele também teve papel importante no futebol, ao atuar como vice-presidente de marketing do Corinthians e ser um dos idealizadores da Democracia Corinthiana, movimento que marcou a política no esporte nos anos 1980.

Washington Olivetto deixa a esposa, Patricia Viotti, e três filhos: Homero, Theo e Antonia. Sua morte encerra uma das carreiras mais influentes da história da publicidade no Brasil.