Abertura oficial da Colheita do Trigo 2023/2024 no RS projeta safra de 4,2 milhões de toneladas

Trigo é tradicionalmente a cultura de inverno mais semeada no Rio Grande do Sul – Foto: Cassiane Osório/Ascom Seapi

A safra de trigo 2023/2024 no Rio Grande do Sul, com uma estimativa de 4,2 milhões de toneladas, foi oficialmente aberta neste sábado (12), no município de Cruz Alta. O evento contou com a presença do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, que representou o governador Eduardo Leite.

Tradicionalmente, o trigo é a cultura de inverno mais plantada no estado. Em 2022, o Rio Grande do Sul foi o maior produtor do Brasil, com uma produção recorde de 5,7 milhões de toneladas. No entanto, em 2023, o Paraná superou a produção gaúcha, atingindo 3,6 milhões de toneladas, enquanto o Rio Grande do Sul colheu 2,9 milhões de toneladas devido a adversidades climáticas.

Durante a cerimônia, o secretário Clair Kuhn destacou a importância de Cruz Alta para a produção de trigo no estado. “Ano passado, enfrentamos dificuldades no plantio após uma grande safra em 2022. Agora, esperamos novamente uma boa colheita, com mais de 4 milhões de toneladas”, afirmou.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Trigo (Abitrigo), o Rio Grande do Sul é responsável por 17% da moagem nacional, com 2,17 milhões de toneladas moídas em 2023, em 38 moinhos ativos.

A prefeita de Cruz Alta, Paula Librelotto, ressaltou o compromisso da gestão municipal com os produtores rurais, destacando ações para melhorar as estradas e a segurança no campo. “Seguiremos defendendo o que é mais precioso, que são as pessoas do campo, responsáveis por colocar comida na mesa da cidade”, declarou.