TSE registra 5.795 denúncias durante as eleições municipais

Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o número de ocorrências registradas durante a votação deste domingo (6), primeiro turno das eleições municipais. Até o momento, o aplicativo Pardal, ferramenta oficial do TSE, recebeu 5.795 denúncias de irregularidades.

As principais infrações identificadas incluem 3.401 casos de boca de urna, 230 ocorrências de fixação de faixas e cartazes e 207 de distribuição de panfletos. Além disso, até as 15h30, foram substituídas 2.651 urnas eletrônicas, o que representa 0,5% do total de equipamentos utilizados. O TSE também informou que, em uma seção eleitoral, foi registrada votação manual. A Justiça Eleitoral já havia preparado urnas reservas para situações como essa.

Em relação à justificativa de ausência, o TSE informou que 2,4 milhões de justificativas foram enviadas ao sistema da Justiça Eleitoral por meio do aplicativo e-Título. A plataforma também recebeu 10,4 milhões de consultas sobre locais de votação.

Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar em 5.569 municípios, com horário de votação das 8h às 17h (horário de Brasília). Os eleitores votam para vereador e prefeito, e em cinco municípios também ocorrerão consultas populares. O segundo turno está previsto para 27 de outubro em 103 municípios onde nenhum candidato obteve mais da metade dos votos válidos no primeiro turno.