Opinião: Mesmo com muitas mudanças no sistema defensivo, Inter tem sofrido poucos gols

Foto: Ricardo Duarte | Internacional

*Por: Henrique Pereira

O ano de 2024 prometia ser de glórias e títulos para o Internacional. O próprio presidente, Alessandro Barcelos, chegou a declarar que o Colorado seria campeão do Brasileirão e do Campeonato Gaúcho. No entanto, sabemos que as enchentes afetaram drasticamente o andamento da temporada.

Além da queda de rendimento em campo, os resultados também ficaram abaixo das expectativas. Um dos aspectos que mais incomodou a torcida foi a vulnerabilidade defensiva. Após as enchentes, o time sofreu duas derrotas no Beira-Rio, levando dois gols do Vasco e dois do Juventude.

Com isso, vieram mudanças na comissão técnica e uma série de trocas no sistema defensivo. Jogadores como Bustos (vendido), Renê (perdeu espaço) e Mercado (lesionado) deixaram o time, além da recente venda de Igor Gomes para o futebol árabe. Mesmo com tantas alterações, o Internacional mantém a segunda melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Em 27 jogos, sofreu apenas 24 gols, ficando atrás apenas do Palmeiras, que, em 28 jogos, sofreu 20.

Essa solidez defensiva reacendeu a esperança da torcida colorada e do grupo de jogadores. Agora, a possibilidade de disputar a Copa Libertadores da América em 2025 parece cada vez mais real. Se o Inter continuar com essa consistência, o torcedor poderá sonhar ainda mais alto com títulos nas próximas competições.