O vice-governador Gabriel Souza inicia nesta quinta-feira (31/10) uma missão oficial à Índia com o objetivo de atrair investimentos para o Rio Grande do Sul. Esta é a primeira vez que o governo estadual realiza uma ação desse tipo no país, contando com a colaboração da Câmara de Comércio Indo-Brasileira. Durante a viagem, o vice-governador se reunirá com representantes de empresas e indústrias de diversos setores em Nova Delhi e Mumbai.
Essa missão está alinhada com o Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, recentemente anunciado pelo governo estadual. Gabriel enfatiza que o objetivo é estreitar laços internacionais e promover a cooperação econômica com a Índia, destacando o potencial do Rio Grande do Sul em setores estratégicos, como agronegócio, farmacêutica, tecnologia e infraestrutura.
A comitiva começará as atividades em Mumbai no sábado (2/11), onde terá uma reunião com líderes empresariais. No dia seguinte, o vice-governador apresentará as oportunidades econômicas do Estado à Câmara de Comércio e Indústria Indo-Brasileira e ao cônsul do Brasil na Índia, embaixador João de Mendonça Lima Neto.
Nos dias seguintes, a agenda inclui visitas à Confederação da Indústria Indiana e à Federação da Indústria e Comércio Indiana, além de encontros com empresas, como a Mahindra Tratores, que desde 2022 opera no Rio Grande do Sul, em Dois Irmãos e Canoas.
Em Nova Delhi, a comitiva participará de reuniões bilaterais com os Ministérios do Comércio e Indústria e das Relações Exteriores, além de realizar visitas técnicas de interesse econômico. O retorno ao Brasil está agendado para 9 de novembro.
Além do vice-governador, a missão conta com a participação de outras autoridades, incluindo o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Peruchin, e o diretor do Departamento de Promoção Comercial e Assuntos Internacionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Evaldo da Silva Júnior. Integrando a comitiva também estão deputados estaduais e outros representantes do governo.