O governo do Estado entregou, nesta sexta-feira (27/9), 86 moradias temporárias em Estrela, no Vale do Taquari, como parte do plano de reconstrução para os atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Essa é a terceira entrega de módulos habitacionais, somando-se a Encantado e Cruzeiro do Sul, que receberam 30 e 28 unidades, respectivamente.
As famílias beneficiadas receberam as chaves diretamente do governador Eduardo Leite e do secretário de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes. As moradias, localizadas nos bairros Novo Paraíso e Imigrantes, abrigarão famílias que antes estavam em abrigos públicos. Com isso, Estrela conseguirá desativar seus últimos três abrigos temporários, proporcionando mais conforto às famílias enquanto aguardam a construção de suas casas definitivas.
“Hoje, entregamos não só chaves, mas uma nova esperança. Essas moradias temporárias são mais que estruturas físicas; representam dignidade, segurança e recomeço para 86 famílias. Sabemos que a dor da perda ainda está presente, mas estamos reconstruindo tudo o que foi levado pelas águas”, afirmou o governador.
No total, o governo estadual investirá R$ 66,7 milhões para a construção de 500 moradias temporárias em nove municípios. O secretário Carlos Gomes agradeceu à equipe envolvida na preparação dos terrenos e destacou a importância do cuidado com as novas casas, que serão utilizadas temporariamente até a entrega das moradias definitivas.
Renata Scherini, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação de Estrela, enfatizou o impacto positivo dessa ação na vida das pessoas. “Essa entrega transforma a vida de muitas famílias, que agora deixam os abrigos coletivos para ter um lugar próprio”, destacou.
A ação faz parte do Plano Rio Grande, que busca enfrentar as consequências das enchentes com medidas de reconstrução e resiliência climática. Além disso, está integrada ao Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis), que atua em emergências, calamidades e desastres.
As moradias temporárias são construídas de forma modular, com instalação rápida e eficiente. Cada unidade possui 27 m², contendo dormitório, sala e cozinha conjugadas, banheiro, além de móveis e eletrodomésticos. Essas casas, feitas de aço galvanizado e concreto, podem ser reutilizadas em futuras situações de emergência.
A entrega de moradias temporárias continuará em outros municípios como Arroio do Meio, Rio Pardo, São Jerônimo e Triunfo.