Neste final de semana, 28 e 29 de setembro, a 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre movimenta a cidade com a participação de cerca de 18,5 mil atletas de diversas regiões do Brasil e mais de uma dezena de países. O evento inclui provas de diferentes distâncias, como a Meia Maratona, corridas de 5 km e 10 km, a Maratoninha Kids, e a prova principal, a Maratona, com um percurso de 42.195 quilômetros.
Programação:
Sábado, 28 de setembro:
- 7h: Meia Maratona (feminino e masculino)
- 9h: Corrida Rústica (5 km e 10 km, feminino e masculino)
- 11h: Maratoninha Kids
- 18h30: Congresso Técnico da Maratona 42 km
Domingo, 29 de setembro:
- 6h55: Largada para cadeirantes, deficientes visuais e categoria especial
- 7h: Maratona (feminino e masculino)
- 13h: Horário limite para conclusão da prova
Mudanças no trânsito: A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) organizou um esquema especial de trânsito para garantir a segurança dos participantes e orientar o tráfego. Mais de 300 agentes de trânsito e transporte estarão atuando nos dois dias do evento. Os principais bloqueios ocorrem nas regiões Sul e Centro Histórico, com início na noite de sexta-feira, 27 de setembro.
A partir das 23h desta sexta-feira, a avenida Diário de Notícias será bloqueada para a montagem da arena da maratona. No sábado, a avenida Edvaldo Pereira Paiva e cruzamentos das avenidas Augusto de Carvalho e Loureiro da Silva também terão bloqueios a partir das 5h30, com outras interrupções no trânsito da região central e Sul de Porto Alegre ao longo do fim de semana.
Impacto no transporte público: As alterações no trânsito também afetam mais de 50 linhas de ônibus e cinco linhas de lotação que circulam pelas áreas afetadas. Terminais provisórios foram montados para atender os passageiros nas regiões impactadas pelas provas.
Confira abaixo o mapa da EPTC sobre as alterações na capital:
Para mais detalhes sobre as rotas alteradas e o trajeto da prova, acesse o site oficial da 39ª Maratona Internacional de Porto Alegre.