Corinthians vence Fortaleza novamente e avança para a semi da Sul-americana

Romero abriu o placar para o Corinthians. Foto: Rodrigo Coca / Corinthians.

Na partida de volta das quartas de final da Sul-americana, o Corinthians venceu o Fortaleza por 3×0 e se classificou para a semifinal da competição. Os gols foram marcados por Romero, Igor Coronado e Pedro Henrique. Yuri Alberto deu duas assistências e Memphis Depay deu seu primeiro passe para gol pelo Corinthians, logo em sua segunda partida pelo clube. O Timão venceu por 5×0 no placar agregado e é o primeiro semifinalista da Copa Sul-americana de 2024.

Estatísticas do jogo

Ao todo, o Corinthians somou 11 finalizações, sendo 5 delas no alvo, enquanto o Fortaleza teve 12 arremates, 4 deles no gol. O Timão teve 4 grandes chances contra uma do Leão. O time de Vojvoda teve 52% de posse de bola.

Escalações

Assim como na partida de ida, Ramón Díaz não começou com força máxima. O técnico optou pela seguinte escalação: Hugo Souza, Matheuzinho, André Ramalho, Félix Torres e Hugo; André Carrillo, José Martínez, Breno Bidon e Coronado; Yuri Alberto e Romero. A equipe teve 6 modificações em relação ao time que derrotou o Atlético-Go por 3×0 na rodada passada do Brasileirão.

O Fortaleza também não começou com a chamada força máxima. Os 11 inicias de Vojvoda foram: João Ricardo, Tinga, Brítez, Cardona e Felipe Jonatan; Zé Welison, Pedro Augusto, Pochettino e Emmanuel Martínez; Marinho e Renato Kayzer. A escalação teve 4 mudanças em relação ao time que venceu o Bahia por 4×1 na partida anterior.

1°  tempo morno

Pouca coisa aconteceu nos primeiros 45 minutos entre Corinthians e Fortaleza na Neo Química Arena. Pressionado por Yuri Alberto, Cardona saiu jogando errado e Igor Coronado finalizou cara a cara com o goleiro João Ricardo, que salvou o Fortaleza aos 11 minutos. A melhor oportunidade do Fortaleza no 1°  tempo aconteceu pouco tempo depois, quando Zé Welison bateu cruzado de dentro da área, mas Hugo Souza defendeu em dois tempos aos 14 minutos.

2° tempo movimentado

Se no 1° tempo as equipes tiveram poucas oportunidades, não faltaram chances de gol na etapa complementar. Aos 3 minutos, Breno Lopes deu uma pancada de direita de fora da área, mas Hugo Souza espalmou. Aos 6, o goleiro corinthiano saiu da área para interceptar uma bola que ia sobrar livre para Breno Lopes. No minuto seguinte, Marinho cruzou para Renato Kayzer arrematar de frente para o gol. Mas o atacante chutou para fora, desperdiçando a melhor chance do Fortaleza em todo o jogo.

Aos 9 minutos, Yuri Alberto fez uma ótima virada de jogo para Romero. O paraguaio invadiu a área, deu um lindo toque em Felipe Jonatan e chutou para o fundo do gol, abrindo o placar. Aos 13 minutos, o Corinthians já ampliou. Bidon acionou Yuri Alberto, que cruzou rasteiro para o chute de Romero. João Ricardo espalmou, mas Coronado fez 2×0 no rebote.

Aos 16, Breno Lopes finalizou na saída de Hugo Souza, mas estava adiantado e o gol não valeu. Aos 32 minutos, o atacante cobrou falta com perigo, mas Hugo Souza espalmou. Aos 36, Memphis Depay participou de seu primeiro gol com a camisa do Timão. O atacante holandês deu um passe rasteiro para Pedro Henrique, que só precisou empurrar a bola da pequena área para o fundo do gol, fazendo 3×0 para o time de Ramón Díaz.

O adversário na semifinal

O Corinthians irá enfrentar na semifinal da Copa Sul-americana o vencedor do confronto Racing x Athletico-PR. Na partida de ida, o furacão venceu o time de Avellaneda pelo placar de 1×0 na Ligga Arena. O jogo de volta acontece nesta quinta (26), às 21h30.

*As estatísticas da matéria foram coletadas do Sofascore

Lucas Rosa

Lucas Rosa

Apenas um produtor esportivo aficionado por Premier League, Pep Guardiola, cinema e games. Aqui, lhe trago reportagens sobre o futebol fora do Rio Grande do Sul. Atualmente, cursando jornalismo na PUCRS.